BIRDMAN OU (A INEXPLICÁVEL VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)


Q
UEM LEMBRA O ATOR QUE INTERPRETOU O PRIMEIRO BATMAN NO CINEMA? FOI MICHAEL KEATON. É SÓ TROCAR “BIRDMAN” POR “BATMAN” JÁ PODE TER UMA IDEIA DE QUÊ O FILME SATIRIZA UM POUCO A VIDA DO ATOR QUE TEVÊ SEU AUGE SENDO UM SUPER-HERÓI NAS TELONAS.
A GRANDE ESTRELA DO FILME É RIGGAN THOMPSON, INTERPRETADO POR MICHAEL KEATON, É UM ATOR QUE FEZ MUITO SUCESSO NO PASSADO FAZENDO O PAPEL DE UM SUPER-HERÓI CHAMADO "BIRDMAN". AO MESMO TEMPO EM QUE RIGGAN QUER VENDER A SUA PEÇA MOSTRANDO O SEU VALOR COMO ATOR, O SEU ALTER EGO (BIRDMAN) QUER QUE ELE VOLTE PARA O CINEMA FAZENDO BLOCKBUSTERS, AS CENAS EM QUE OS DOIS ESTÃO SOZINHOS SÃO AS MELHORES DO FILME. 
O FILME SE PASSA DENTRO DOS BASTIDORES DA PEÇA "O QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS SOBRE AMOR?" QUE ESTÁ NAS SUAS PRÉ-ESTREIAS. TODO O FILME É RODADO PARA QUE SEJA UMA TOMADA SEM CORTES ATÉ O FIM DO FILME, É COMPLICADO ACHAR OS CORTES.
O ROTEIRO DO FILME É FANTÁSTICO E TODO ATOR TEM SEU MOMENTO NO FILME. VEMOS BOAS PARTES DO BRILHO DAS FALAS E O TALENTO DOS ATORES QUANDO ESTÃO ATUANDO EM DUPLAS, POR EXEMPLO: MICHAEL KEATON E EDWARD NORTON, EDWARD NORTON E EMMA STONE, EMMA STONE E MICHAEL KEATON, MICHAEL KEATON E LINDSAY DUNCAN, E ETC. NÃO SE PODE SÓ ESCUTAR ESSES PERSONAGENS, PRECISAMOS OUVÍ-LOS, COMPREENDÊ-LOS E APRECIAR CADA FALA, POIS NELAS HÁ CRÍTICAS, SÁTIRAS E REFLEXÕES.
UMA DAS ABORDAGENS DO FILME É A DIFERENÇA DO CINEMA PARA O TEATRO. A PERSONAGEM DA LINDSAY DUNCAN CRIA UM MURO ENTRE OS DOIS, MOSTRANDO UM RESSENTIMENTO DELA PELO EXAGERO DE DINHEIRO E PRÊMIOS QUE SÃO DISTRIBUÍDOS EM BLOCKBUSTERS CHEIOS DE EFEITOS VISUAIS QUE BAIXAM O VALOR DE BOAS ATUAÇÕES E UM ROTEIRO TRABALHADO.
BIRDMAN É UM FILME QUE CRÍTICA ESSA MODA DE JULGAR UM FILME PELA RENDA DE BILHETERIA, VALORIZA O PAPEL DE UMA BOA ATUAÇÃO E UMA DIREÇÃO, E AINDA CHAMA A ATENÇÃO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE FAMA E TALENTO. ALÉM DE TUDO POSSUI UM DAQUELES FINAIS QUE INCITA O DEBATE.